“A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente” Albert Einstein
O Ser Humano e o Tempo:
O Ser Humano é desde tempos imemoriais obcecado por tentar de alguma forma aferir a passagem do tempo. É tão habitual para nós usarmos o calendário gregoriano, que foi instaurado em 1582 pelo papa Gregório XIII para corrigir o calendário Juliano, implementado pelo próprio Júlio César, que nem sequer perdemos muito tempo para pensar que esse calendário não é uma verdade absoluta e que existem outras formas de marcar a passagem do tempo noutras civilizações e culturas.
Sou pessoalmente absolutamente fascinada pelo calendário islâmico. O calendário islâmico ou calendário hegírico é um calendário lunar composto por doze meses, de 29 ou 30 dias, ao longo de um ano com 354 ou 355 dias. A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira — a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622. O mês começa quando o primeiro crescente visível da Lua aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Por ser baseado no ano lunar, este calendário não corresponde aos calendários do ano solar, tendo cerca de 11 dias a menos que o calendário gregoriano. Os meses islâmicos retrocedem a cada ano que passa em relação aos calendários baseados no ano solar. Uma vez que o calendário islâmico é cerca de 11 dias mais curto que o calendário solar, os feriados muçulmanos.
Talvez já tenhas ouvido falar do Ramadão por exemplo, mas sabias que por corresponder ao 9o mês do calendário islâmico, ele vai acabar por circular por todas as estações do ano?
O calendário Maia:
Outra civilização que se rege por um calendário lunar são os Maias. Os Maias consideram um ano como composto por 13 Lunações de 28 dias, o que perfaz um Anel Solar de 364 dias.
O Dia Fora do Tempo está, como seu próprio nome diz, fora do tempo. Ele não está dentro de uma semana de 7 dias e nem dentro de um ciclo lunar de 28 dias. Para os Maias, o ano recomeça 26 de de Julho, altura em que Sirius ✨ está na sua máxima ascensão em relação ao Sol.🌞
Assim, o Dia Fora do Tempo está entre um ano e outro: após o 28º dia da 13ª Lua do ano atual e antes do 1º dia da 1ª Lua do ano seguinte, ali localizamos o dia que está fora do tempo, que equivale habitualmente ao 25 de julho do calendário gregoriano.
O portal do tempo suspenso: o dia fora do tempo como uma pausa interdimensional
Gosto de ver o Dia Fora do Tempo como um auspicioso portal quântico para a nossa evolução e para a evolução do planeta. Por mais distante que este conceito maia possa parecer das nossas sobrecarregadas agendas modernas ocidentais, está precisamente aí o seu valor. Vejo o Dia Fora do Tempo como um convite a uma tão necessária pausa para reflexão, para o silêncio interno antes de iniciar simbolicamente um “novo ano” no dia 26 de Julho. Estes momentos são cruciais numa sociedade que nós tenta desconectar constantemente dos nossos ritmos internos, da nossa simbiose inata com a Natureza e o Universo. Honrar esses portais é um ato de Resistência!
Sugestões de conexão ao dia fora do tempo:
Reserva alguns minutos para ti, com o teu caderno de alma, eventualmente alguma música ou, se tiveres essa possibilidade, os próprios sons da natureza.
Faz alguns ciclos respiratórios bem profundos até sentires chegar a calma interna, o silêncio da alma onde conseguimos Ouvir… Desde a Verdade do teu Coração, sem julgar ou controlar, reflete…
✨O que queres escolher para ti nos próximos tempos?…
✨O que escolhes vibrar?
✨ Como escolhes viver?
✨ Que passos firmes queres dar na direção dessa intenção?
✨ Para isso, o que necessitas largar?
✨ O que necessitas resgatar?
Rega essa intenção agradecendo do mais profundo da tua alma esse momento de conexão interna.
Poderás colocar essas intenções no teu altar e transformá-las em afirmações no dia 26, neste novo ciclo que se inicia…
Um novo ano, um novo ciclo:
Assim, o dia 26 de Julho simboliza um recomeço, um novo ciclo e traz uma profunda energia de renovação e purificação interior. É um dia muito auspicioso para agradecer todas as tuas bênçãos passadas e futuras, e visualizares as tuas intenções como se elas já estivessem manifestadas.
Espero que tenhas gostado deste artigo, vou amar ler os teus comentários.
Feliz dia fora do tempo, Feliz Dia Portal
Com gratidão, hoje e sempre,
Sandrinha